BANCO DE DADOS SOBRE O ENSINO DE FÍSICA E ASTRONOMIA PARA DEFICIENTES VISUAIS

Aluna Viviane Antunes Pereira e Prof. Me. Deidimar Alves Brissi
viviane.viviap@gmail.comdeidimar@deidimar.com.br
IFSP - Câmpus Birigui
Publicado em: 02/04/2019
Última atualização em: 02/04/2019


Sobre este trabalho 

Este banco de dados foi elaborado por Viviane Antunes Pereira como resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Licenciatura em Físicia do IFSP, câmpus Birigui, em 2019. Este trabalho foi orientado pelo Prof. Me. Deidimar Alves Brissi. 


Teses: 6
Dissertações: 34

Artigos: 137

Livros: 5
Total: 185

Links relacionados

Curso de Licenciatura em Física do IFSP - Câmpus Birigui: 
bri.ifsp.edu.br
Prof. Me. Deidimar Alves Brissi: 
www.deidimar.com.br

Sua participação

Se encontrar erros (links, digitação, etc.) ou se tiver sugestões de trabalhos que não foram incluídos neste banco de dados, por favor informe aos autores.
 


Artigos


Artigo de Ensino de Astronomia para Deficientes Visuais

 

A elaboração de recursos didáticos para o ensino de Astronomia para deficientes visuais

Revista/ Evento: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC, 3 a 6 de Julho de 2017.

Autores: Daniela Pimenta de Andrade; Gustavo Iachel.

http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0291-1.pdf

 

Adaptando os conteúdos da astronomia para alunos com deficiência visual no ensino fundamental.

Revista/ Evento: V Simpósio Nacional de Educação e XXVI Semana da Pedagogia: Formação de professores para a Educação Básica

Autor: Praticia Fabiane Schnorenberger.

https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/vsne/anais

 

Arquivos portáteis de áudio para o ensino de Astronomia em turmas inclusivas no ensino fundamental e médio

Revista/ Evento: Não indicado.

Autores: Adriana Oliveira Bernardes; Marcelo de Oliveira Souza.

http://www.cienciamao.usp.br/dados/snef/_arquivosportateisdeaudio.trabalho.pdf

  

Astronomia para deficientes visuais: Inovando em materiais didáticos acessíveis

Revista/ Evento: Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Volume 14 / Número 3, 2015.

Autores: Karla Diamantina de Araújo Soares, Helena Carla Castro e Cristina Maria Carvalho Delou.

http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen14/REEC_14_3_7_ex941.pdf

 

Astronomia para pessoas com deficiência visual:  um projeto de extensão do Observatório do Valongo-UFRJ

Revista/ Evento: DasQuestões,n#6, Setembro/ Dezembro de 2018.

Autores: Silvia Lorenz-Martins Observatório do Valongo-UFRJ

http://periodicos.unb.br/index.php/dasquestoes/article/view/18715/17433

 

Atividades de observação e identificação do céu adaptadas às pessoas com deficiência visual

Revista/ Evento: Revista Brasileira de Ensino de Física - Volume 30 / Número 4, 2008.

Autores: Tânia P. Dominici, Ednilson Oliveira, Viviane Sarraf; Fernanda Del Guerra.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-11172008000400010&script=sci_abstract&tlng=pt

 

Concepções das pessoas com deficiência visual sobre a Lua para produção de um material paradidático adaptado

Revista/ Evento: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC, 3 a 6 de Julho de 2017.

Autores: Fábio de Souza Alves; Ana Cristina Budel; Suzi Mara Rossini; Denis Eduardo Peixoto

http://abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0010-1.pdf

 

Contribuições de Vygostsky no ensino de Astronomia para deficientes visuais

Revista/ Evento: I Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 2011.

Autores: Karime Dalle Siqueira; Rodolfo Langhi.

https://www.sab-astro.org.br/wp-content/uploads/2017/03/SNEA2011_TCP8.pdf

 

Construção de uma carta celeste: um recurso didático para o ensino de Astronomia nas aulas de Física

Revista/ Eventos: Revista Brasileira de Ensino de Física – Volume 38 / Número 4, 2016.

Autores: Artur Justiniano; Rafael Botelho.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-11172016000400411&script=sci_abstract&tlng=pt

 

Construção de um planetário 3D para inclusão de deficientes visuais

Revista/ Evento: Não Indicado.

Autores: Cláudio Luiz Carvalho Hermes, Adolfo de Aquino

https://www.feis.unesp.br/Home/Instituicao/administracao/cpeu550/claudio_texto_observacoes.pdf

 

Educação inclusiva: concepções de professores de ciências com relação à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de astronomia

Revista/ Evento: Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia - Volume 17, 2011.

Autores: Paola Trama Alves dos Anjos ; Eder Pires de Camargo.

https://www2.fc.unesp.br/encine/documentos/AP/2011/2011-11.php

 

Ensino de Astronomia para deficientes visuais: Proposta da criação de um material em alto relevo

Revista/ Evento: VIII Semana de Ciência e Tecnologia IFMG, sem data indicada.

Autores: Adalberto Nunes de Menezes; Amanda Aparecida Dias Silva; Bruna de Melo Alves; Janylara Mendonça Toledo; Juliano Aparecido de Pinho; Mislaine Maria Carvalho; Thamara Cristina Martins Moreira

http://bambui.ifmg.edu.br/jornada_cientifica/2015/resumos/jornada/OUTRAS/02.pdf

 

Ensino de Astronomia inclusivo na Escola: Elaboração e utilização de recursos sensoriais e de áudio

Revista/ Evento: II Congresso Internacional de Educação Inclusiva – II CINTEDI, 16 a 18 de Novembro de 2016.

Autores: Adriana Oliveira Bernardes.

https://editorarealize.com.br/revistas/cintedi/trabalhos/TRABALHO_EV060_MD4_SA16_ID816_27082016212445.pdf

 

Ensino do Sistema Solar para alunos com e sem deficiência visual: proposta de um ensino inclusivo.

Revista/ Evento: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências - Volume 14 - Número 1, 2014.

Autores: Adrian Luiz Rizzo; Sirlei Bortolini; Paulo Vinícius dos Santos Rebeque.

https://www.researchgate.net/publication/301338936_Ensino_do_Sistema_Solar_para_alunos_com_e_sem_deficiencia_visual_proposta_de_um_ensino_inclusivo

 

O ensino do sistema solar para alunos cegos: a Terra como um grão de pimenta

Didática e Prática de Ensino na relação com a Escola

Revista/ Evento: Não Indicado.

Autores: Branca Monteiro Camargo; Maria Guiomar Carneiro Tommasiello.

http://www.uece.br/endipe2014/ebooks/livro1/349-%20O%20ENSINO%20DO%20SISTEMA%20SOLAR%20PARA%20ALUNOS%20CEGOS%20A%20TERRA%20COMO%20UM%20GR%C3%83O%20DE%20PIMENTA.pdf

 

O processo de ensino-aprendizagem de Ciências em turmas com alunos deficientes visuais percepções de professores

Revista/ Evento: Revista Educação Especial – Volume 27 / Número 28, Janeiro/ Abril de 2014.

Autores: Iohanna Elizabeth Beckers; Josefa Lídia Costa Pereira; Anderson Giovani Trogello.

https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/6250

 

O Universo ao alcance das mãos

Revista/ Evento: III Simpósio Nacional de Educação em Astronomia – III SNEA, 2014.

Autores: Rosane Corradi Tristão; Ana Carolina Sampaio Frizzera; Bruno Rebequi de Brito Santana.

http://snea2012.vitis.uspnet.usp.br/snea3/sites/default/files/SNEA2014_TCO14.pdf

 

Planetário acessível: “Construção de recursos para o ensino de astronomia para alunos cegos"

Revista/ Evento: Salão internacional de ensino, Pesquisa e Extensão – Volume 9 / Número 7, 2017.

Autores: Matheus Santos Laurentino; Amelia rota Borges De Bastos.

http://seer.unipampa.edu.br/index.php/siepe/article/view/31258

 

Processo de inclusão de alunos deficientes visuais na rede regular de ensino: Confecção e utilização de recursos didáticos adaptados

Revista/ Evento: Núcleo de Ensino/PROGRAD – Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP – Campus de Marília, sem data indicada.

Autores: Fátima Inês Wolf de Oliveira; Vanessa Aparecida Biz; Maisa Freire.

https://www.google.com/search?q=Processo+de+inclus%C3%A3o+de+alunos+deficientes+visuais+na+rede+regular+de+ensino%3A+Confec%C3%A7%C3%A3o+e+utiliza%C3%A7%C3%A3o+de+recursos+did%C3%A1ticos+adaptados&rlz=1C1GIWA_enBR634BR634&oq=Processo+de+inclus%C3%A3o+de+alunos+deficientes+visuais+na+rede+regular+de+ensino%3A+Confec%C3%A7%C3%A3o+e+utiliza%C3%A7%C3%A3o+de+recursos+did%C3%A1ticos+adaptados&aqs=chrome..69i57j69i60.820j0j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8

 

Tendências de pesquisa em Ensino de Ciências voltadas a alunos com deficiência visual

Revista/ Evento: SCIENTIA PLENA   Volume 10 / Número 04, 2014.

Autores: T. S. Silva; M. F. Landim.

https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/8637/2/TendenciasPesquisaEnsinoCiencias.pdf

 

Uma análise dos recursos didáticos táteis adaptados ao ensino de ciências a alunos com deficiência visual inseridos no ensino fundamental

Revista/ Evento: Benjamin Constant - Volume 1 / Número 58, Janeiro/ Junho de 2015.

Autores: Taiane Aparecida Ribeiro Nepomuceno; Leiza Daniele Zander.

http://www.ibc.gov.br/images/conteudo/revistas/benjamin_constant/2015/edicao-58-volume-1-janeiro-junho/BC58_1_Artigo3.pdf

 

Uso de modelos mecânicos em curso informal de astronomia para deficientes visuais. Resgate de uma experiência

Revista/ Evento: Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira – Volume 23 / Número 1, Agosto 2003.

Autores: Tavares, E. T., Jr.; Klafke, J. C.

http://adsabs.harvard.edu/abs/2003BASBr..23...86T

 

Artigo de Ensino de Ciências para Deficientes Visuais


Análise das percepções de uma professora de Ciências com relação à inclusão de alunos com deficiência visual na sala de aula regular

Revista/ Evento: Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2010.

Autores: Eliza Márcia Oliveira Lipper; Eder Pires de Camargo.

https://www2.fc.unesp.br/encine/documentos/AP/2010/2010-8-analise+das+percepcoes+de+uma+proposta+de+ciencias+com+relacao+a+inclusao+de+alunos+com+deficiencia+visual+na+sala+de+aula+regular.php


Análise do processo de consolidação da implantação de linha de pesquisa relacionada ao ensino de Ciências para alunos com necessidades educacionais especiais

Revista / Evento: II Congresso Nacional de Formação de Professores - XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2014.

Autores: Eder Pires de Camargo.

https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/141852/ISSN2357-7819-2014-8886-8897.pdf?sequence=1

 

Análise do processo de implantação de linha de pesquisa relacionada ao Ensino de Ciências para alunos com necessidades educacionais especiais

Revista/ Evento: Não Indicado

Autores: Eder Pires de Camargo; Paola Trama Alves Anjos.

https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/139635/ISSN2236-9708-2011-5176-5187.pdf?sequence=1&isAllowed=y%3E%20%3Chttps://repositorio.unesp.br/handle/11449/139635

 

Atividade científica por cegos congênitos: percepção de professores em formação em Ciências da Natureza

Revista/ Evento: Anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial.

Autores: Estéfano Vizconde Veraszto; Eder Pires de Camargo.

https://proceedings.science/cbee/cbee6/papers/atividade-cientifica-por-cegos-congenitos%3A-percepcao-de-professores-em-formacao-em-ciencias-da-natureza

 

A utilização de recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de ciências de alunos com deficiência visual

Revista / Evento: Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 2014.

Autores: Tatiane Santos Silva; Myrna Friederichs Landim; Verônica dos Reis Mariano Souza

https://ri.ufs.br/handle/riufs/8638

 

Avaliação da compreensão do processo de conceitualização em Ciências por cegos congênitos

Revista/ Eventos: XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2018.

Autores: Estéfano Vizconde Veraszto; Eder Pires de Camargo; José Tarcísio Franco de Camargo; Juliane Cristina Molena; Osório Augusto de Souza Neto; Fernanda Oliveira Simon

https://www.researchgate.net/profile/Jose_Camargo6/publication/327656405_AVALIACAO_DA_COMPREENSAO_DO_PROCESSO_DE_CONCEITUALIZACAO_EM_CIENCIAS_POR_CEGOS_CONGENITOS_EVALUATING_THE_UNDERSTANDING_OF_THE_CONCEP-TUALIZATION_PROCESS_IN_SCIENCES_BY_CONGENITAL_BLIND/links/5b9c36bb299bf13e603172ee/AVALIACAO-DA-COMPREENSAO-DO-PROCESSO-DE-CONCEITUALIZACAO-EM-CIENCIAS-POR-CEGOS-CONGENITOS-EVALUATING-THE-UNDERSTANDING-OF-THE-CONCEP-TUALIZATION-PROCESS-IN-SCIENCES-BY-CONGENITAL-BLIND.pdf

 

Cegueira congênita e trabalho científico: um estudo sobre a percepção de professores em formação em Ciências da Natureza

Revista/ Evento: XXI Simpósio nacional de Ensino de Física – SNEF, 2015.

Autores:  Estéfano Vizconde Veraszto; Eder Pires de Camargo.

https://www.researchgate.net/publication/271766077_CEGUEIRA_CONGENITA_E_TRABALHO_CIENTIFICO_UM_ESTUDO_SOBRE_A_PERCEPCAO_DE_PROFESSORES_EM_FORMACAO_EM_CIENCIAS_DA_NATUREZA

 

Conceitualização em ciências por cegos congênitos: um estudo com professores e alunos do ensino médio regular

Revista/ Evento: Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias – Volume 17/ Número 3, 01 de Setembro de 2018.

Autores: Estéfano Vizconde Veraszto; Eder Pires de Camargo; José Tarcísio Franco de Camargo; Fernanda Oliveira Simon; Mateus Xavier Yamaguti; Angelo Moreira de Souza.

https://scholar.google.com.br/citations?user=4iCswfcAAAAJ&hl=pt-BR#d=gs_md_cita-d&u=%2Fcitations%3Fview_op%3Dview_citation%26hl%3Dpt-BR%26user%3D4iCswfcAAAAJ%26cstart%3D100%26pagesize%3D100%26citation_for_view%3D4iCswfcAAAAJ%3AMLfJN-KU85MC%26tzom%3D120

 

Didática multissensorial e o ensino inclusivo de ciências

Revista/ Eventos: Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia - Volume 17, 2011.

Autores: Paola trama Alves do Anjos; Eder Pires de Camargo

https://repositorio.unesp.br/handle/11449/134773?show=full

 

O Ensino de Ciências e deficiência visual: uma investigação das percepções da professora de ciências com relação à inclusão

Revista/ Evento: X Jornada de Educação Especial: Educação Especial e o uso das tecnologias da informação e comunicações em práticas pedagógicas inclusivas.

Autores: E. M. O. Lippe; E. P. Camargo.

https://scholar.google.com.br/citations?user=4iCswfcAAAAJ&hl=pt-BR#d=gs_md_cita-d&u=%2Fcitations%3Fview_op%3Dview_citation%26hl%3Dpt-BR%26user%3D4iCswfcAAAAJ%26cstart%3D100%26pagesize%3D100%26citation_for_view%3D4iCswfcAAAAJ%3Ans9cj8rnVeAC%26tzom%3D120

 

Participação de cegos congênitos em atividades científicas: a percepção de professores em formação em Ciências da Natureza

Revista/ Evento: Não indicado.

Autores: Estéfano Vizconde Veraszto; Eder Pires de Camargo.

https://www.researchgate.net/publication/283510575_Participacao_de_cegos_congenitos_em_atividades_cientificas_a_percepcao_de_professores_em_formacao_em_Ciencias_da_Natureza

 

Pibid e a educação inclusiva de alunos com deficiência visual: materiais manipulativos e linguagem matemática para o ensino de ciências

Revista/ Evento: Não indicado.

Autores: Helena Libardi; Ana Paula Pedroso; Thais Presses Mendes; Felipe Fortes Braz; Georgina Amélia de Oliveira.

http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0123-4.pdf

 

Professores em formação em Ciências na Natureza: um estudo acerca da atuação de cegos congênitos em atividades científicas

Revista/ Evento: Revista Brasileira de pesquisa sobre formação docente – Volume 6 / Número 10, Janeiro/ Junho de 2014.

Autores: Estéfano Vizconde Veraszto; Eder Pires de Camargo; Nonato Assis de Miranda; José Tarcísio Franco de Camargo.

https://www.researchgate.net/publication/301695685_Professores_em_formacao_em_Ciencias_da_Natureza_um_estudo_acerca_da_atuacao_de_cegos_congenitos_em_atividades_cientificas

 

Artigo de Ensino de Eletroestática e Eletromagnetismo para Deficientes Visuais


A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de Eletromagnetismo

Revista /Evento: Revista Iberoamericana de Educación - Volume 47 / Número 5, 25 de Novembro de 2008.

Autores: Eder Pires de Camargo; Roberto Nardi; Estéfano Vizconde Veraszto.

https://scholar.google.com.br/scholar?start=120&q=ensino+de+f%C3%ADsica+para+deficientes+visuais&hl=pt-BR&as_sdt=0,5

 

Adequate and Inadequate Communication Contexts for the Inclusion of visually Impaired Students in Eletromagnetism Classes

Revista/ Evento: Journal of Emerging Trends in Educational Research and Policy Studies - Volume 4 / Edição 3, 01 de Junho de 2013.

Autores: Eder Pires de Camargo; Roberto Nardi; Edval Rodrigues de Viveiros; Estéfano Vizconde Veraszto.

http://jeteraps.scholarlinkresearch.com/articles/Adequate%20and%20Inadequate.pdf

 

Analogias e experimentação em Eletrodinâmica baseadas no conhecimento sensível: um experimento para aprendizagem significativa de alunos deficientes visuais

Revista / Evento: VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 8 de Novembro de 2009.

Autores: Wagner Morrone; Mauro Sérgio Teixeira de Araújo, Luiz Henrique Amaral

http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/115.pdf


Dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividades de ensino de Eletromagnetismo para alunos com deficiência visual

Revista/ Eventos: Investigações em ensino de ciências - Volume 12, 2007.

Autores: Eder Pires de Camargo; Roberto Nardi.

https://scholar.google.com.br/citations?user=4iCswfcAAAAJ&hl=pt-BR#d=gs_md_cita-d&u=%2Fcitations%3Fview_op%3Dview_citation%26hl%3Dpt-BR%26user%3D4iCswfcAAAAJ%26cstart%3D100%26pagesize%3D100%26citation_for_view%3D4iCswfcAAAAJ%3A_FxGoFyzp5QC%26tzom%3D120

 

Inclusão no ensino de Física – Materiais adequados ao ensino de eletricidade para alunos com e sem deficiência Visual

Revista/ Evento: XVIII SNEF – Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009.

Autores: Eder Pires de Camargo; Alysson Cristiano Beneti; Ibraim Alcides Molero; Roberto Nardi; Noemi Sutil.

https://www2.fc.unesp.br/encine/2009-5-inclusao+no+ensino+de+fisica+materiais+adequados+ao+ensino+de+eletricidade+para+alunos+com+e+sem+deficiencia+visual.php


Inclusão no ensino de Física: materiais multissensoriais que auxiliam na compreensão de fenômenos do magnetismo

Revista/ Evento: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2011.

Autores: Bruno José Corrêa; Marcos Paulo Segantini dos Santos; Rafael Augusto dos Anjos Rosa; Eder Pires de Camargo; Paola Trama Alves dos Anjos.

https://scholar.google.com.br/citations?user=4iCswfcAAAAJ&hl=pt-BR#d=gs_md_cita-d&u=%2Fcitations%3Fview_op%3Dview_citation%26hl%3Dpt-BR%26user%3D4iCswfcAAAAJ%26cstart%3D20%26pagesize%3D80%26citation_for_view%3D4iCswfcAAAAJ%3ANMxIlDl6LWMC%26tzom%3D120


Materiais sobre associação de resistores para o ensino de alunos com deficiência visual e auditiva

Revista/ Evento: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2011.

Autores: Éder Alves Pereira; Jefferson Yoshio Ocawada; Rodolfo Cesar Cestari; Eder Pires de Camargo; Paola Trama Alves dos Anjos.

https://scholar.google.com.br/citations?user=4iCswfcAAAAJ&hl=pt-BR#d=gs_md_cita-d&u=%2Fcitations%3Fview_op%3Dview_citation%26hl%3Dpt-BR%26user%3D4iCswfcAAAAJ%26cstart%3D20%26pagesize%3D80%26citation_for_view%3D4iCswfcAAAAJ%3AJV2RwH3_ST0C%26tzom%3D120

 

O emprego de linguagens acessíveis para alunos com deficiência visual em aulas de Eletromagnetismo

Revista/ Evento: Acta Sientiae – Volume 10 / Número 1, Janeiro/ Junho de 2008.

Autores: Eder Pires de Camargo; Roberto Nardi.

https://www2.fc.unesp.br/encine/2008-4-o+emprego+de+linguagens+acessiveis+para+alunos+com+deficiencia+visual+em+aulas+de+eletromagnetismo.php

 

O ensino de Física no contexto da deficiência visual: a condução de atividades de eletrostática junto a uma aluna cega

Revista/ Evento: VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial

Autores: Marcela Ribeiro da Silva; Alice Helena Campos Pierson.

https://www.researchgate.net/profile/Marcela_Silva36/publication/327915930_O_ensino_de_Fisica_no_contexto_da_deficiencia_visual_a_conducao_de_atividades_de_eletrostatica_junto_a_uma_aluna_cega/links/5bacea62a6fdccd3cb77833c/O-ensino-de-Fisica-no-contexto-da-deficiencia-visual-a-conducao-de-atividades-de-eletrostatica-junto-a-uma-aluna-cega.pdf?origin=publication_detail

 

Panorama geral das dificuldades e viabilidades para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Eletromagnetismo

Revista/ Evento: Revista Electrónica de Investigación em Educación em Ciencias – REIEC – Volume 3 / Número 2, 2008.

Autores: Eder Pires de Camargo; Roberto Nardi.

http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1850-66662008000200004

 

Uma estratégia para o ensino de associações de resistores em série/paralelo acessível a alunos com deficiência visual

Revista/ Evento: Não Indicado.

Autores: Ana Aline de Medeiros; Maurício José do Nascimento Júnior; Fernando Japiassú Júnior; Wesley Costa de Oliveira; Narla Sathller Musse de Oliveira.

http://www.cienciamao.usp.br/dados/snef/_umaestrategiaparaoensino.trabalho.pdf

 

Artigo de Ensino de Fenômenos Ondulatórios para Deficientes Visuais

 

Ensino de Física ondulatória para alunos com deficiência visual: proposta de material didático

Revista/ Evento: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF, 2013.

Autores: Jéssica Caroline Santos da Páscoa; Adriana Gomes Dickman; Amauri Carlos Ferreira.

Site “Passei Direto”

 

Introdução a ondulatória para alunos deficientes visuais

Revista/ Evento: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF, 2013.

Autores: Evelyn Marcia de Andrade; Maria da Conceição de almeida Barbosa-Lima.

Site “Passei Direto”

 

Lâminas em alto-relevo para ensinar fenômenos ondulatórios a deficientes visuais

Revista/ Evento: Revista Brasileira de ensino de Física – Volume 40 / Número 4, 2018.

Autores: Alexandre Chaves da Silva, Carlos Alberto dos Santos.

http://www.scielo.br/pdf/rbef/v40n4/1806-9126-RBEF-40-4-e5406.pdf

 

O ensino de Física no contexto da deficiência visual: análise de uma atividade estruturada sobre um evento sonoro – posição de encontro de dois móveis

Revista/ Evento: Ciência & Educação – Volume 12 / Número 2, 2006.

Autores: Eder Pires de Camargo; Dirceu da Silva.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-73132006000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=pt

 

Artigo de Ensino de Física para Deficientes Visuais


A análise de uma transcrição tinta-braile e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem de Física de alunos usuário do sistema braile

Revista/ Evento: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF, 2017.

Autores: Marcela Ribeiro da Silva; Eder Pires de Camargo

https://www.researchgate.net/profile/Marcela_Silva36/publication/327916168_A_ANALISE_DE_UMA_TRANSCRICAO_TINTA-BRAILLE_E_SUAS_IMPLICACOES_PARA_O_PROCESSO_DE_ENSINO-APRENDIZAGEM_DE_FISICA_DE_ALUNOS_USUARIOS_DO_SISTEMA_BRAILLE/links/5bacee7045851574f7ea8362/A-ANALISE-DE-UMA-TRANSCRICAO-TINTA-BRAILLE-E-SUAS-IMPLICACOES-PARA-O-PROCESSO-DE-ENSINO-APRENDIZAGEM-DE-FISICA-DE-ALUNOS-USUARIOS-DO-SISTEMA-BRAILLE.pdf


A didática multissensorial das ciências como metodologia para o ensino de Física e a inclusão de pessoas com deficiência

Revista/ Evento: Simpósio científico-cultural - Volume 7, 2010.

Autores: Diego da Silva Ferreira; Eder Pires de Camargo; Josiane Alexandrino dos Santos

https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3282


A inclusão de alunos com deficiência visual em cursos de graduação em Física: algumas dificuldades e contribuições do atendimento educacional especializado

Revista/ Evento: XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2018.

Autores - Marcela Ribeiro da Silva; Eder Pires de Camargo.

https://www.researchgate.net/profile/Marcela_Silva36/publication/327915695_A_INCLUSAO_DE_ALUNOS_COM_DEFICIENCIA_VISUAL_EM_CURSOS_DE_GRADUACAO_EM_FISICA_ALGUMAS_DIFICULDADES_E_CONTRIBUICOES_DO_ATENDIMENTO_EDUCACIONAL_ESPECIALIZADO_THE_INCLUSION_OF_VISUALLY_IMPAIRED_STUDENTS_I/links/5bace662299bf13e6050aa95/A-INCLUSAO-DE-ALUNOS-COM-DEFICIENCIA-VISUAL-EM-CURSOS-DE-GRADUACAO-EM-FISICA-ALGUMAS-DIFICULDADES-E-CONTRIBUICOES-DO-ATENDIMENTO-EDUCACIONAL-ESPECIALIZADO-THE-INCLUSION-OF-VISUALLY-IMPAIRED-STUDENTS-I.pdf

 

A linguagem Latex e o ensino de Física para alunos com deficiência visual

Revista / Evento: IENCI - Investigações em Ensino de Ciências - Volume 23 / Número 2, agosto de 2018.

Autores: Júlio Cesar Queiroz de Carvalho; Sheila Gonçalves do Couto; Eder Pires de Camargo.

https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1027


Análise das concepções de professores e alunos do ensino médio sobre a formação de conceitos físicos em indivíduos cegos

Revista / Evento: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF, 2017.

Autores: Estéfano Vizconde Veraszto; Mateus Xavier Yamaguti; José Tarcísio Franco de Camargo; Eder Pires de Camargo; Emerson Rodrigo Baião; Fernanda Oliveira Simon.

https://www.researchgate.net/profile/Jose_Camargo6/publication/313064238_ANALISE_DAS_CONCEPCOES_DE_PROFESSORES_E_ALUNOS_DO_ENSINO_MEDIO_SOBRE_A_FORMACAO_DE_CONCEITOS_FISICOS_EM_INDIVIDUOS_CEGOS/links/588f4baeaca272fa50e19a1c/ANALISE-DAS-CONCEPCOES-DE-PROFESSORES-E-ALUNOS-DO-ENSINO-MEDIO-SOBRE-A-FORMACAO-DE-CONCEITOS-FISICOS-EM-INDIVIDUOS-CEGOS.pdf

 

Análise do processo inclusivo em uma escola estadual no município de Bauru: a voz de um aluno com deficiência visual

Revista/ Evento: Revista Ensaio (Belo Horizonte) - Volume 14 / Número 2, Maio/ Agosto de 2012.

Autores: Eliza Oliveira Lippe; Fabio de Souza Alves; Eder Pires de Camargo.

https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/134990/S1983-21172012000200081.pdf?sequence=1


A pesquisa em Neurociência e suas implicações para o Ensino de Ciências: contribuições para o Ensino de Física em deficientes visuais

Revista / Evento: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011.

Autores: Edval Rodrigues de Viveiros; Eder Pires de Camargo

https://scholar.google.com.br/citations?user=4iCswfcAAAAJ&hl=pt-BR#d=gs_md_cita-d&u=%2Fcitations%3Fview_op%3Dview_citation%26hl%3Dpt-BR%26user%3D4iCswfcAAAAJ%26cstart%3D20%26pagesize%3D80%26citation_for_view%3D4iCswfcAAAAJ%3AHoB7MX3m0LUC%26tzom%3D120

http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0774-1.pdf


Aplicação de texto paradidático no ensino de Física como possível alternativa para inclusão de aluno com deficiência visual

Revista/ Evento: Revista de la Faculdad de Ciencia y Tecnologia - Volume 17 / Número Especial, 2011.

Autores: Carla Reis Evangelista; Eder Pires de Camargo; Paola Trama Alves dos Anjos

https://scholar.google.com.br/citations?user=4iCswfcAAAAJ&hl=pt-BR#d=gs_md_cita-d&u=%2Fcitations%3Fview_op%3Dview_citation%26hl%3Dpt-BR%26user%3D4iCswfcAAAAJ%26cstart%3D100%26pagesize%3D100%26citation_for_view%3D4iCswfcAAAAJ%3AWF5omc3nYNoC%26tzom%3D120

 

Apropriação de conhecimentos científicos por cegos congênitos: aplicações da análise fatorial de correspondência

Revista / Evento: Não Indicado.

Autores: Estéfano Vizconde Veraszto; José Tarcísio Franco de Camargo; Osório Augusto de Souza Neto; Juliane Cristina Molena; Nathália Elisa Ferreira Vicente; Eliana Anunciato Franco de Camargo; Eder Pires de Camargo.

https://www.researchgate.net/profile/Jose_Camargo6/publication/327731613_APROPRIACAO_DE_CONHECIMENTOS_CIENTIFICOS_POR_CEGOS_CONGENITOS_APLICACOES_DA_ANALISE_FATORIAL_DE_CORRESPONDENCIA_APPROPRIATION_OF_SCIENTIFIC_KNOWLEDGE_BY_CONGENITAL_BLINDNESS_APPLICATIONS_OF_CORRESPOND/links/5ba132fa45851574f7d56ed6/APROPRIACAO-DE-CONHECIMENTOS-CIENTIFICOS-POR-CEGOS-CONGENITOS-APLICACOES-DA-ANALISE-FATORIAL-DE-CORRESPONDENCIA-APPROPRIATION-OF-SCIENTIFIC-KNOWLEDGE-BY-CONGENITAL-BLINDNESS-APPLICATIONS-OF-CORRESPOND.pdf

 

As representações sociais dos licenciandos de Física referentes à inclusão de deficientes visuais

Revista / Evento: Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) - Volume 13 / Número 3, Setembro/ Dezembro 2011

Autores: Maria da Conceição de Almeida Barbosa Lima; Maria Auxiliadora Delgado Machado.

http://www.scielo.br/pdf/epec/v13n3/1983-2117-epec-13-03-00119.pdf

 

Atividade Científica por cegos congênitos: percepção de professores em formação em ciências da natureza

Revista / Evento: Não Indicado.

Autores: Estéfano Vizconde Veraszto; Eder Pires de Camargo

https://www.researchgate.net/profile/Estefano_Veraszto/publication/269574720_ATIVIDADE_CIENTIFICA_POR_CEGOS_CONGENITOS_PERCEPCAO_DE_PROFESSORES_EM_FORMACAO_EM_CIENCIAS_DA_NATUREZA/links/548f2e1b0cf225bf66a7fd00/ATIVIDADE-CIENTIFICA-POR-CEGOS-CONGENITOS-PERCEPCAO-DE-PROFESSORES-EM-FORMACAO-EM-CIENCIAS-DA-NATUREZA.pdf

 

A visão como requisito para conhecimento de fenômenos físicos: um estudo da opinião de licenciandos

Revista/ Evento: XVI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Setembro de 2016

Autores: Estéfano Vizconde Veraszto; Eder Pires de Camargo; José Tarcísio Franco de Camargo.

https://www.researchgate.net/publication/307954313_A_VISAO_COMO_REQUISITO_PARA_CONHECIMENTO_DE_FENOMENOS_FISICOS_UM_ESTUDO_DA_OPINIAO_DE_LICENCIANDOS


Cegueira congênita e trabalho científico: um estudo sobre a percepção de professores em formação em Ciências da Natureza

Revista/ Evento: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF, 2015.

Autores: Estéfano Vizconde Veraszto; Eder Pires de Camargo.

https://www.researchgate.net/profile/Estefano_Veraszto/publication/271766077_CEGUEIRA_CONGENITA_E_TRABALHO_CIENTIFICO_UM_ESTUDO_SOBRE_A_PERCEPCAO_DE_PROFESSORES_EM_FORMACAO_EM_CIENCIAS_DA_NATUREZA/links/54d104200cf28959aa7a5672.pdf

 

Ciclos de aprendizagem no ensino de Física para deficientes visuais

Revista/ Evento: Caderno Brasileiro de Ensino de Física - Volume 36 / Número 4, 2014.

Autores: A. C. Azevedo; A. C. F. Santos.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-11172014000400017&script=sci_abstract&tlng=pt

 

Como pensam os professores de Física de um colégio público em relação ao ensino de Física para deficientes visuais

Revista/ Evento: Não Indicado.

Autores: Marco Vinício Figueiredo de Aguiar; Maria da Conceição de Almeida Barbosa-Lima

http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0481-1.pdf

 

Considerações sobre o ensino de Física para deficientes visuais, de acordo com uma abordagem sócio-interacionista

Revista/ Evento: Site de internet

Autores: Eder Pires de Camargo

http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/iiienpec/Atas%20em%20html/o45.htm

 

Deficiência visual na perspectiva da Neurociência cognitiva: delineamento de uma aplicação didática para o ensino de Física

Revista/ Eventos:  Z Jornada de Educação Especial: Educação Especial e o uso das tecnologias da informação e comunicação em práticas pedagógicas inclusivas. Volume1 ,2010.

Autores: ER de Viveiros; Eder Pires de Camargo

http://www2.fc.unesp.br/encine/documentos/AP/2010/2010-7-deficencia+visual+na+perspectiva+da+neurociencia+cognitiva+delineamento+de+uma+aplicacao+didatica+para+o+ensino+de+fisica.php


Diversificação Sensorial nas Aulas de Física em Escolas Regulares: planejamento de atividades para todos os alunos

Revista/ Eventos: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - X ENPEC, 24 a 27 Novembro de 2015.

Autores: André Tato; Éder Pires de Camargo

http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R2112-1.PDF

 

Educação de estudantes cegos na escola inclusiva: o ensino de Física.

Revista/ Evento: XVIII Simpósio nacional de Ensino de Física – SNEF, 2009.

Autores: Graziele Kelly Amaral; Amauri Carlos Ferreira; Adriana Gomes Dickman.

http://www.cienciamao.usp.br/dados/snef/_educacaodeestudantescego.trabalho.pdf

 

Educação Tutorial e a Questão do ensino de Física para portadores de deficiência visual

Revista/ Evento: IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia, 27 a 29 de Novembro de 2014.

Autores: Alana Corsi; Grasiely Rocha Martins; Monique de Souza; Rodrigo Rondina de Santana.

https://www.google.com/search?q=IV+Sinect+Educa%C3%A7%C3%A3o+Tutorial+e+a+Quest%C3%A3o+do+ensino+de+F%C3%ADsica+para+portadores+de+defici%C3%AAncia+visual&rlz=1C1GIWA_enBR634BR634&oq=IV+Sinect+Educa%C3%A7%C3%A3o+Tutorial+e+a+Quest%C3%A3o+do+ensino+de+F%C3%ADsica+para+portadores+de+defici%C3%AAncia+visual&aqs=chrome..69i57.32399j0j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8

 

Ensino e aprendizagem de Física a estudantes com deficiência visual: Desafios e Perspectivas

Revista/ Evento: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências – Volume 8 / Número 2, 2008.

Autores: Adriana Gomes Dickman; Amauri Carlos Ferreira.

https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4020

 

Ensino de Física a estudantes cegos na perspectiva dos professores

Revista/ Evento: Não Indicado.

Autores: Amauri Carlos Ferreira; Adriana Gomes Dickman.

http://www.fep.if.usp.br/~profis/arquivos/vienpec/CR2/p317.pdf

 

Ensino de Física e deficiência visual: diretrizes para implantação de uma nova linha de pesquisa

Revista/ Evento: XVIII SNEF – Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009.

Autores: Eder Pires de Camargo; Roberto Nardi; Carla Reis Evangelista; Noemi Sutil.

https://scholar.google.com.br/citations?user=4iCswfcAAAAJ&hl=pt-BR#d=gs_md_cita-d&u=%2Fcitations%3Fview_op%3Dview_citation%26hl%3Dpt-BR%26user%3D4iCswfcAAAAJ%26cstart%3D20%26pagesize%3D80%26citation_for_view%3D4iCswfcAAAAJ%3AYsMSGLbcyi4C%26tzom%3D120

 

Ensino de Física e deficiência visual: o que pensam os licenciandos em Física em fase de conclusão de curso

Revista/ Evento: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2015.

Autores: Marcela R. Silva; Alice F. C. Pierson; Ana Carolina C. Pietscher; Danielle R. Santos; Diego S. Bragagnolo; Evils M. Inácio; Victor T. Sanches; Elias J. P. Biral.

https://www.researchgate.net/publication/327916245_ENSINO_DE_FISICA_E_DEFICIENCIA_VISUAL_O_QUE_PENSAM_OS_LICENCIANDOS_EM_FISICA_EM_FASE_DE_CONCLUSAO_DE_CURSO

 

Ensino de Física para alunos cegos: buscando orientações para a elaboração de um material didático de thermoform

Revista/ Evento: XX Simpósio Nacional de ensino de Física – SNEF, 2013.

Autores: Nivaldo Manske; Adriana Gomes Dickman.

http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xx/sys/resumos/T0436-1.pdf

 

Ensino de Física para alunos com deficiências visuais: panorama das pesquisas apresentadas nos principais encontros e revistas da área a partir do ano 2000

Revista/ Evento: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF, 2011.

Autores: Paola Trama Alves dos Anjos; Eder Pires de Camargo.

https://www2.fc.unesp.br/encine/documentos/AP/2011/2011-5.php

                                                                               

Ensino de Física para portadores de deficiência visual: atividades desenvolvidas num centro de Ciências

Revista/ Evento: Não indicado.

Autores: José Roberto Tagliati; Diego de Souza Moreira; Marina Ribeiro Teixeira; Lucimar Fernandes Grégio.

http://www.cienciamao.usp.br/dados/snef/_ensinodefisicaparaportad.trabalho.pdf

 

Experimentos adaptados para estudantes com deficiência visual

Revista/ Evento: Revista de Educação, Ciências e Matemática – Volume 7 / Número 2, Maio/ Agosto 2017.

Autores: Sofia Castro Hallais; Giselle Faur de Castro Catarino; Maria da Conceição de Almeida Barbosa-Lima.

https://www.researchgate.net/publication/321009964_EXPERIMENTOS_ADAPTADOS_PARA_ESTUDANTES_COM_DEFICIENCIA_VISUAL

 

Formação de professores de Ciências da Natureza na perspectiva da educação inclusiva: um estudo de trabalhos realizados na UFSCAR Campus Araras

Revista/ Evento: IV Congresso Nacional de Formação de professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores, Setembro de 2018.

Autores: Estéfano Vizconde Veraszto; Osório Augusto de Souza Neto; Nathália Elisa Ferreira Vicente; Juliane Cristina Molena; Eder Pires de Camargo.

https://www.researchgate.net/publication/329041152_Formacao_de_professores_de_ciencias_da_natureza_na_perspectiva_da_educacao_inclusiva_um_estudo_de_trabalhos_realizados_na_UFSCAR_Campus_Araras

 

Formação inicial de professores de Física: a questão da inclusão de alunos com deficiências visuais no ensino regular

Revista/ Evento: Ciência & Educação – Volume 18 / Número 1, 2012.

Autores: Maria da Conceição Barbosa-Lima; Giselle Faur de Castro.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132012000100006&script=sci_abstract&tlng=pt

 

História Oral: um método para investigar o ensino de Física para estudantes cegos

Revista/ Evento: Rev. Bras. Ed. Esp. – Volume 21 / Número 2, Abril/ Junho 2015.

Autores: Amauri; Carlos Ferreira; Adriana Gomes Dickman.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-65382015000200245&script=sci_abstract&tlng=pt

 

Linguagem LaTex vs. Linguagem matemática convencional – diminuindo barreiras para o acesso de alunos com deficiência visual a textos de Ensino de Física por meio do computador

Revista/ Evento: IX Encontro nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC, 10 a 14 de Novembro de 2013.

Autores: Julio Cesar Queiroz de Carvalho, Sheila Gonçalves do Couto; Eder Pires de Camargo.

http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R1455-1.pdf

 

O atendimento educacional especializado e o ensino de Física para alunos com deficiência visual: um olhar a luz das legislações brasileiras e do estado de São Paulo

Revista/ Evento: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC, 24 a 27 de Novembro de 2015.

Autores: Marcela Ribeiro da Silva; Eder Pires de Camargo.

http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1730-1.PDF

 

O atendimento pedagógico especializado e o ensino de Física: uma investigação acerca do processo de ensino e aprendizagem de uma aluna cega

Revista/ Evento: Revista Ensaio – Volume 20, 2018.

Autores: Marcela Ribeiro da Silva; Eder Pires de Camargo.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1983-21172018000100204&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

 

O ensino de Física e deficiência visual: diretrizes para a implantação de uma nova linha de pesquisa

Revista/ Evento: XVIII SNEF – Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009.

Autores: Eder Pires de Camargo; Roberto Nardi; Carla Reis Evangelista; Noemi Sutil.

https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:faXg-TEHv8UJ:https://www2.fc.unesp.br/encine/documentos/AP/2009/4-ensino%2Bde%2Bfisica%2Be%2Bdeficiencia%2Bvisual%2Bdiretrizes%2Bpara%2Bimplantacao%2Bde%2Buma%2Bnova%2Blinha%2Bde%2Bpesquisa.doc+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

 

O Ensino de Física para deficientes visuais a partir de uma perspectiva fenomenológica

Revista/ Evento: Ciência e Educação – Volume 12 / Número 2, 2006.

Autores: Luciano Gonsalves Costa; Marcos Cesar Danhoni neves; Dante Augusto Couto Barone.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132006000200003&script=sci_abstract&tlng=pt

 

O ensino não formal e a formação de um professor de Física para deficientes visuais

Revista/ Evento: Revista Ensaio – Volume 16 / Número 2, Maio/ Agosto 2014.

Autores: Maria da Conceição de almeida Barbosa-Lima; Carla de Oliveira Gonçalves.

http://www.scielo.br/pdf/epec/v16n2/1983-2117-epec-16-02-00167.pdf

 

Os discursos de professores de Física acerca de suas alunas cegas

Revista/ Evento: XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2018.

Autores: Marcela ribeiro da Silva; Eder Pires de Camargo.

https://www.researchgate.net/profile/Marcela_Silva36/publication/327915687_OS_DISCURSOS_DE_PROFESSORES_DE_FISICA_ACERCA_DE_SUAS_ALUNAS_CEGAS_THE_PHYSICS_TEACHERS'_DISCOURSES_ABOUT_THEIR_BLIND_STUDENTS/links/5bace54fa6fdccd3cb778219/OS-DISCURSOS-DE-PROFESSORES-DE-FISICA-ACERCA-DE-SUAS-ALUNAS-CEGAS-THE-PHYSICS-TEACHERS-DISCOURSES-ABOUT-THEIR-BLIND-STUDENTS.pdf

 

O uso do braile por alunos cegos: dificuldades e outras implicações para o processo de ensino e aprendizagem de Física

Revista/ Evento: XI Encontro nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC, 3 a 6 de Julho de 2017.

Autores: Marcela Ribeiro da Silva; Eder Pires de Camargo.

http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0180-1.pdf

 

Pesquisa sobre ensino de Física para alunos com deficiência visual: um estudo exploratório

Revista/ Evento: Não Indicado.

Autores: Bruna Raíssa gomes dos Santos; Erlânia Hélen da Silva Fernandes; Clarissa Souza de Andrade; Ricardo Rodrigues da Silva.

http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1441-1.pdf

 

Planejamento de atividades de ensino de Física para alunos com deficiência visual: dificuldades e alternativas

Revista/ Evento: Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias – Volume 6 / Número 2, 2007.

Autores: Eder Pires de Camargo; Roberto Nardi.

https://www2.fc.unesp.br/encine/2007-6-planejamento+de+atividades+de+ensino+de+fisica+para+alunos+com+deficiencia+visual.php

 

Práticas pedagógicas em Ciências da Natureza nos anos iniciais do ensino fundamental com estudantes cegos

Revista/ Evento: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências – Volume 15 / Número 3, 2015.

Autores: Marily Dilamar da Silva; Fábio Peres Gonçalves; Carlos Alberto Marques.

https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4326

 

Procedimento para a construção de uma audiodescrição congelando a tela: um estudo de caso para ensinar conceitos de Física

Revista/ Evento: Não Indicado.

Autores: Sabrina Gomes Conzendey; Maria da piedade Resende da Costa.

https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7463

 

Professores em formação em Ciências da Natureza: um estudo acerca de atuação de cegos congênitos em atividades científicas

Revista/ Evento: Revista Brasileira de Pesquisa sobre formação docente.

Autores: Estéfano Vizconde Veraszto; Eder Pires de Camargo; Nonato Assis de Miranda, José Tarcísio Franco de Camargo.

https://www.researchgate.net/publication/301695685_Professores_em_formacao_em_Ciencias_da_Natureza_um_estudo_acerca_da_atuacao_de_cegos_congenitos_em_atividades_cientificas

 

Publicações sobre o ensino de Física para alunos com deficiência visual

Revista/ Evento: Não indicado.

Autores: Sabrina Gomes Conzendey; Maria da Piedade Resende da Costa; Márlon Caetano Ramos Pessanha.

https://www.google.com/search?q=Publica%C3%A7%C3%B5es+sobre+o+ensino+de+F%C3%ADsica+para+alunos+com+defici%C3%AAncia+visual&rlz=1C1GIWA_enBR634BR634&oq=Publica%C3%A7%C3%B5es+sobre+o+ensino+de+F%C3%ADsica+para+alunos+com+defici%C3%AAncia+visual&aqs=chrome..69i57.590j0j9&sourceid=chrome&ie=UTF-8

 

Trabalho científico pôr cegos congênitos: análise das respostas de licenciando em cursos de área de Ciências da Natureza.

Revista/ Evento: XVI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2016.

Autores: Estéfano Visconde Veraszto; José Tarcísio Franco de Camargo; Eder Pires de Camargo.

https://www.researchgate.net/publication/307954266_TRABALHO_CIENTIFICO_POR_CEGOS_CONGENITOS_ANALISE_DAS_RESPOSTAS_DE_LICENCIANDOS_EM_CURSOS_DA_AREA_DE_CIENCIAS_DA_NATUREZA

 

Um estudo sobre a formação do professor de Física no contexto das necessidades especiais de alunos com deficiência visual

Revista/ Evento: X EPEF – X Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física, 2006.

Autores: Eder Pires de Camargo; Roberto Nardi.

https://www2.fc.unesp.br/encine/2006-8-um+estudo+sobre+a+formacao+do+professor+de+fisica+no+contexto+das+necessidades+educacionais+especiais+de+alunos+com+deficiencia+visual.php

 

Utilizando material didático adaptado para deficientes visuais

Revista/ Evento: Julho 2012.

Autores: Alexandre César Azevedo.

https://www.if.ufrj.br/~pef/producao_academica/dissertacoes/2012_Alexandre_Azevedo/material_didatico_Alexandre_Azevedo.pdf

 

Artigo de Ensino de Física Moderna para Deficientes Visuais


A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de Física Moderna

Revista/ Evento: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências - Volume 10, 2010.

Autores: Eder Pires de Camargo; Roberto Nardi; José Nivaldo Correia.

https://scholar.google.com.br/citations?user=4iCswfcAAAAJ&hl=pt-BR#d=gs_md_cita-d&u=%2Fcitations%3Fview_op%3Dview_citation%26hl%3Dpt-BR%26user%3D4iCswfcAAAAJ%26citation_for_view%3D4iCswfcAAAAJ%3AUebtZRa9Y70C%26tzom%3D120

 

Análisis del proceso inclusivo del alumno ciego em clases de Física Moderna

Revista / Ecento: Góndola - Volume 7 / Número 1, Julho de 2012.

Autores: Eder Pires de Camargo; Roberto Nardi; Edval Rodrigues de Viveiros.

https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/134897/ISSN2145-4981-2012-07-01-06-31.pdf?sequence=1

 

Contextos comunicacionales adecuados e inadecuados para la inclusión de alumnos com discapacidad visual em clases de Física Moderna

Revista/ Evento: Revista Enseñanza de las ciencias - Volume 31 / Número 3, 2013.

Autores: Eder Pires de Camargo; Roberto Nardi.

https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/135231/ISSN0212-4521-2013-31-03-155-175.pdf?sequence=1

 

Materiais e referencial teórico para o ensino de Física Moderna para alunos com e sem deficiência visual

Revista/ Evento: XIX Simpósio Nacional de Física – SNEF, 2011.

Autores: Paulo Durval Pupo; Eder Pires de Camargo; Paola Trama Alves dos Anjos; Roberto Nardi; Éder Alves Pereira.

https://www2.fc.unesp.br/encine/documentos/atividadesexperimentais/2011/2011-1-materiais+e+referencial+teorico+para+o+ensino+de+fisica+moderna+para+alunos+com+e+sem+deficiencia+visual.php

 

Artigo de Ensino de Mecânica para Deficientes Visuais


A compreensão do repouso e do movimento, a partir de referencias observacionais não visuais: análises qualitativas de concepções alternativas de indivíduos portadores de deficiência visual total

Revista/ Evento: ENSAIO - Pesquisa em Educação em Ciências - Volume 03 / Número 1, Junho de 2001.

Autores: Eder Pires de Camargo; Luiz Vicente de Andrade Scalvi.

http://www.scielo.br/pdf/epec/v3n2/1983-2117-epec-3-02-00135.pdf


A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de Mecânica

Revista/ Evento: Ciência & Educação - Volume 16 / Número 1, 2010.

Autores: Eder Pires de Camargo.

http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v16n1/v16n1a15.pdf


A condução de atividades de mecânica para alunos com e sem deficiência visual: dificuldades e viabilidades

Revista/ Evento: Acta Scientiae - Volume 11 / Edição 2, Junho/ Dezembro de 2009.

Eder Pires de Camargo; Roberto Nardi.

http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/viewFile/47/44

 

Atividade de ensino de Física para alunos cegos ou com baixa visão: conceito de aceleração da gravidade

Revista/ Evento: Revista de Enseñanza de la Física - Volume 19 / Edição 2, 2006.

Autores: Eder Pires de Camargo; Dirceu Silva; Jomar de Barros Filho.

https://www2.fc.unesp.br/encine/2006-1-atividade+de+ensino+de+fisica+para+alunos+cegos+ou+com+baixa+visao+conceito+de+aceleracao+da+gravidade.php

 

Atividade de ensino de Física para alunos com deficiência visual: vivência do Atrito: Observação e Contextualização do Fenômeno

Revista/ Evento: 1º Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano, 2004.

Autores: Eder Pires de Camargo; Dirceu da Silva.

https://www2.fc.unesp.br/encine/2004-atividade+de+ensino+de+fisica+para+alunos+com+deficiencia+visual+vivencia+do+atrito.php


Atividade e material didático para o ensino de Física à alunos com deficiência visual: queda dos objetos

Revista/ Evento: IV ENPEC - IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003.

Autores: Eder Pires de Camargo; Dirceu Silva;

https://www2.fc.unesp.br/encine/2003-atividade+e+material+didatico+para+o+ensino+de+fisica+alunos+com+deficiencia+visual+queda+de+objetos.php


Concepciones alternativas sobre reposo y movimento, modelos históricos y deficiencia visual

Revista/ Evento: Investigación Didática - Enseñanza de las ciencias - Volume 25 / Número 2, 2007.

Éder Pires de Camargo; Luíz Vicente de Andrade Scalvi; Tânia Moron Saes Braga.

https://ddd.uab.cat/pub/edlc/02124521v25n2/02124521v25n2p171.pdf


Concepções espontânea de repouso e movimento de uma pessoa deficiente visual total

Revista/ Evento: Caderno Brasileiro de Ensino de Física - Volume 17 / Número 3, 2000.

Autores: Éder Pires de Camargo; Luiz Vicente de Andrade Scalvi, Tânia Moron Saes Braga.

https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6763

 

Contextos comunicacionais adequados e inadequados à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de Mecânica

Revista/ Eventos: Revista Ensaio (Belo Horizonte) - Volume 12 / Número 2, Maio/ Agosto de 2010.

Autores: Eder Pires de Camargo; Roberto Nardi.

http://www.scielo.br/pdf/epec/v12n2/1983-2117-epec-12-02-00027.pdf

 

É possível ensinar Física para alunos cegos ou com baixa visão? Proposta de atividades de ensino de Física que enfocam o conceito de aceleração

Revista/ Evento: Revista Brasileira de Ensino de Física, suplemento A física na escola – Volume 8, 2007.

Autores: Eder Pires de Camargo; Dirceu Silva.

https://www2.fc.unesp.br/encine/documentos/atividadesexperimentais/2007/2007-5-e+possivel+ensinar+fisica+para+alunos+cegos+ou+debaixa+visao.php

 

Ensino de Física e deficiência visual: atividades que abordam o conceito de aceleração da gravidade

Revista/ Evento: Investigações em Ensino de Ciências – Volume 11 / Número 3, 2006.

Autores: Eder Pires de Camargo; Dirceu Silva; Jomar de Barros Filho.

https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/487/290

 

Ensino de Física para alunos com deficiência visual: atividade que aborda a posição de encontro de dois móveis por meio de um problema aberto

Revista/ Evento: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física, 2004.

Autores: Eder Pires de Camargo; Dirceu da Silva.

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=epef&cod=_ensinodefisicaparaalunos

 

O ensino de Física e os portadores de deficiência visual: aspectos da relação de suas concepções alternativas de repouso e movimento com modelos históricos

Revista/ Evento: Revista Iberoamericana de Educación – Volume 38 / Número 6, 2006.

Autores: Éder Pires de Camargo; Luíz Vicente de Andrade Scalvi; Tânia Moron Saes Braga; Estéfano Vizconde Veraszto.

https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1973951

 

O ensino de Física na Perspectiva de Alunos com deficiência visual: atividades que abordam a relação entre os conceitos de atrito e aceleração.

Revista/ Evento: Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Ensino de Ciência da Saúde e do Ambiente. Ensino, Saúde e Ambiente – Volume 2 / Número 3, 2009.

Autores: Eder Pires de Camargo; Dirceu da Silva.

https://www.google.com/search?q=O+ensino+de+F%C3%ADsica+na+Perspectiva+de+Alunos+com+defici%C3%AAncia+visual%3A+atividades+que+abordam+a+rela%C3%A7%C3%A3o+entre+os+conceitos+de+atrito+e+acelera%C3%A7%C3%A3o.&rlz=1C1GIWA_enBR634BR634&oq=O+ensino+de+F%C3%ADsica+na+Perspectiva+de+Alunos+com+defici%C3%AAncia+visual%3A+atividades+que+abordam+a+rela%C3%A7%C3%A3o+entre+os+conceitos+de+atrito+e+acelera%C3%A7%C3%A3o.&aqs=chrome..69i57.823j0j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8

 

Planejamento de atividades de ensino de mecânica e Física Moderna para alunos com deficiência visual: dificuldades e alternativas

Revista/ Evento: Revista Electrónica de Investigación em Educación em Ciencias – Volume 1 / Número 2, Dezembro de 2006.

Autores: Eder Pires de Camargo; Roberto Nardi.

https://www.researchgate.net/publication/40836280_Planejamento_de_atividades_de_ensino_de_mecanica_e_fisica_moderna_para_alunos_com_deficiencia_visual_dificuldades_e_alternativas

 

Artigo de Ensino de Óptica para Deficientes Visuais


A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de Óptica

Revista/ Evento: Revista Brasileira de Ensino de Física - Volume 30 / Número 3, 2008.

Autores: Eder Pires de Camargo; Roberto Nardi; Estéfano Visconde Veraszto.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-11172008000300016&script=sci_arttext

 

A percepção de licenciandos na área de Ciências da Natureza acerca da compreensão do conceito de luz por cegos congênitos

Revista / Evento: anais XVI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Setembro de 2016.

Autores: Estéfano Vizconde Veraszto; Eder Pires de Camargo; José Tarcísio Franco de Camargo.

https://www.researchgate.net/profile/Estefano_Veraszto/publication/307954365_A_PERCEPCAO_DE_LICENCIANDOS_NA_AREA_DE_CIENCIAS_DA_NATUREZA_ACERCA_DA_COMPREENSAO_DO_CONCEITO_DE_LUZ_POR_CEGOS_CONGENITOS/links/57d2fbce08ae601b39a422ae/A-PERCEPCAO-DE-LICENCIANDOS-NA-AREA-DE-CIENCIAS-DA-NATUREZA-ACERCA-DA-COMPREENSAO-DO-CONCEITO-DE-LUZ-POR-CEGOS-CONGENITOS.pdf

 

Artefatos Tátil-visuais e procedimentos metodológicos de ensino de Física para alunos com e sem deficiência visual: abordando os fenômenos presentes na fibra óptica e em espelhos esféricos

Revista / Evento: Revista Benjamim Constant / Volume 51, Abril de 2012.

Autores: Eder Pires de Camargo; Melina Machado Agostini; Rogério Perego e Silva; Diego de Alcântara; Gabriel Fernando Soares Santos; Edval Rodrigues de Viveiros.

http://www2.fc.unesp.br/encine/documentos/atividadesexperimentais/2012/2012-2.php

 

Como ensinar óptica para alunos cegos e com baixa visão?

Revista/ Evento: Física na Escola - Volume 9 / Número 1, 2008.

Autores: Eder Pires de Camargo; Roberto Nardi; Paulo Roberto Pires Maciel Filho; Débora Renata Vieira de Almeida.

http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol9/Num1/optica-para-cegos.pdf

 

Compreensão do conceito de luz por cegos congênitos: um estudo da percepção de professores em formação em Ciências da Natureza

Revista/ Evento: Não Indicado

Autores: Estéfano Vizconde Veraszto; Eder Pires de Camargo; José Tarcísio Franco de Camargo

https://www.researchgate.net/profile/Estefano_Veraszto/publication/301738335_Compreensao_do_conceito_de_luz_por_cegos_congenitos_um_estudo_da_percepcao_de_professores_em_formacao_em_Ciencias_da_Natureza/links/572cd28208aeb1c73d11b20e/Compreensao-do-conceito-de-luz-por-cegos-congenitos-um-estudo-da-percepcao-de-professores-em-formacao-em-Ciencias-da-Natureza.pdf

 

Conhecer as cores sem nunca tê-las visto

Revista Ensaio - Belo Horizonte - Volume 18 / Número 1, Janeiro/Abril 2016.

Autores: Cristina Bianchi; Kim Ramos; Maria da Conceição Barbosa-Lima

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983-21172016000100147&script=sci_abstract&tlng=pt

 

Contextos comunicacionais adequados e inadequados à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de Óptica

Revista/ Evento: Revista Electrónica de Enseñanza de las ciências – Volume 8 / Número 1, 2009.

Autores: Eder Pires de Camargo; Roberto Nardi; Nonato Assis de Miranda; Estéfano Vizconde Veraszto.

http://www.scielo.br/pdf/epec/v12n2/1983-2117-epec-12-02-00027.pdf

 

Dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividades de ensino de Óptica para alunos com deficiência visual

Revista/ Eventos: Revista Brasileira de Ensino de Física - Volume 29 / Número 1, 2007.

Autores: Eder Pires de Camargo; Roberto Nardi.

http://sbfisica.org.br/rbef/pdf/060505.pdf

 

Ensino de Óptica para alunos com deficiência visual: análise de concepções alternativas.

Revista/ Evento: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC – Número 5, 2005.

Autores: Débora Renata Vieira de Almeida; Paulo Roberto Pires Maciel Filho; Eder Pires de Camargo; Roberto Nardi.

https://www2.fc.unesp.br/encine/2005-2-ensino+de+optica+para+alunos+com+deficiencia+visual+de+concepcoes+alternativas.php

 

Ensino de Óptica para alunos com deficiência visual: um desafio a ser vencido

Revista/ Evento: VII CONNEPI, 2012.

Autores: Leyliane dos Santos Everton; Regiana Sousa Silva; Leila Cristiane Sousa de Silva.

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/view/1161/2154

 

Ensino de Óptica para alunos cegos: possibilidades.

Revista/ Evento: Educar em Revista – Número 44, 2011.

Autores: Maria da Conceição de Almeida Barbos-Lima.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602012000200019

 

Experimentos de Ótica com laser para alunos com deficiência visual

Revista/ Evento: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013.

Autores: Alexandre César Azevedo; Leonardo Pereira Vieira; Carlos Eduardo Aguiar; Antônio Fontes dos Santos.

https://www.if.ufrj.br/~carlos/artigos/snef2013oticacegos.pdf

 

Explicando o fenômeno da sombra para alunos com deficiência visual

Revista/ Evento: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2011.

Autores: Cesar Eduardo Gagliardo Junior; Mauricio Grisi Cavalheiro; Eder Pires de Camargo; Paola Trama Alves dos Anjos.

https://www2.fc.unesp.br/encine/documentos/atividadesexperimentais/2011/2011-4-explicando+o+fenomeno+da+sombra+para+alunos+com+deficiencia+visual.php

 

Montagem Experimental para a verificação do fenômenoi de difração da luz adaptada para portadores de deficiência visual

Revista/ Evento: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2009.

Autores: Rafael Rodrigo Garofalo Paranho; Ducinei Garcia.

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=snef&cod=_montagemexperimentalpara

 

O emprego de linguagens acessíveis para alunos com deficiência visual em aulas de Óptica

Revista/ Evento: Res. Bras. Ed. Esp. – Volume 14 / Número 3, 2008.

Autores: Eder Pires de Camargo; Roberto Nardi.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-65382008000300006&script=sci_abstract&tlng=pt

 

Panorama geral das dificuldades e viabilidades para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas do Óptica

Revista/ Evento: ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia – Volume 1 / Número 1, Julho de 2008.

Autores: Eder Pires de Camargo; Roberto Nardi.

https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37494

 

Trabalhando conceitos de óptica e eletromagnetismo com alunos com deficiência visual e videntes

Revista/ Evento: X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2006.

Autores: Eder Pires de Camargo; Edval Rodrigues Viveiros; Roberto Nardi.

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=epef&cod=_trabalhandoconceitosdeop

 
 
Artigo de Ensino de Termologia e Termodinâmica para Deficientes Visuais


Análise das dificuldades e viabilidades para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Termologia

Revista / Evento: Interciência & Sociedade, 2011.

Autores: Eder Pires de Camargo.

https://scholar.google.com.br/citations?user=4iCswfcAAAAJ&hl=pt-BR#d=gs_md_cita-d&u=%2Fcitations%3Fview_op%3Dview_citation%26hl%3Dpt-BR%26user%3D4iCswfcAAAAJ%26cstart%3D20%26pagesize%3D80%26citation_for_view%3D4iCswfcAAAAJ%3AY0pCki6q_DkC%26tzom%3D120

https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/134736/ISSN2236-0468-2011-01-09-17.pdf?sequence=1&isAllowed=y


Contextos comunicacionais adequados e inadequados à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de Termologia

Revista/ Eventos: Revista de Enseñanza de la Física, 2010.

Autores: Eder Pires de Camargo; Roberto Nardi; Aparecida Peralta Sparvoli.

https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/134498/ISSN0326-7091-2010-23-01-02-21-40.pdf?sequence=1

https://scholar.google.com.br/citations?user=4iCswfcAAAAJ&hl=pt-BR#d=gs_md_cita-d&u=%2Fcitations%3Fview_op%3Dview_citation%26hl%3Dpt-BR%26user%3D4iCswfcAAAAJ%26cstart%3D20%26pagesize%3D80%26citation_for_view%3D4iCswfcAAAAJ%3AtOudhMTPpwUC%26tzom%3D120

 

Ensino de conceitos Físicos de Termologia para alunos com deficiência visual: dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividades

Revista/ Evento: Rev. Bras. Ed. Esp. – Volume 12 / Número 2, Maio/ Agosto de 2006.

Autores: Eder Pires de Camargo; Roberto Nardi.

https://www2.fc.unesp.br/encine/2006-3-ensino+de+conceitos+fisicos+de+termologia+para+alunos+com+deficiencia+visual.php



Dissertações


Dissertações de Ensino de Astronomia para Deficientes Visuais


Alfabetização Científica com um olhar inclusivo: estratégias didáticas para abordagem de conceitos de astronomia no ensino fundamental

Universidade/ Local: Universidade Federal Fluminense – Niterói/ RJ, 2015.

Autor: Carolina Tereza de Araújo Xavier

Orientador: Lucia da Cruz de Almeida.

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2752580

 

Astronomia inclusiva no universo da deficiência visual

Universidade/ Local: - Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) - Campos dos Goytacazes – Rio de Janeiro, 2009.

Autor: Adriana Oliveira Bernardes.

Orientador: Marcelo de Oliveira Souza.

http://www.btdea.ufscar.br/teses-e-dissertacoes/astronomia-inclusiva-no-universo-da-deficiencia-visual

 

Desenvolvimento e aplicação de uma maquete sobre as leis de Kepler para inclusão de alunos com deficiência visual no ensino de Física

Universidade/ Local: Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Presidente Prudente – São Paulo, 2015.

Autor: Moacir Pereira de Souza Filho.

Orientador: Antônio da Silva Mendonça.

https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/132927/mendon%C3%A7a_as_me_prud_int.pdf?sequence=4&isAllowed=y

 

Ensino de Astronomia na perspectiva da inclusão de deficientes visuais em aulas de Física do ensino Médio

Universidade/ Local: universidade Federal Fluminense – Niterói/ RJ, 2016.

Autor: Rafael Gomes Coelho da Rocha.

Orientador: Lucia da Cruz de Almeida.

Coorientador: Ruth Bruno.

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3855999

 

Produção e aplicação de maquetes para deficientes visuais como ferramenta para aulas de Astronomia

Universidade/ Local: - Universidade Estadual Santa Cruz – Ilhéus- Bahia, Março 2017.

Autor: Nair José de Oliveira Nanone.

Orientador: Fabiane Alexsandra Andrade de Jesus.

http://www1.fisica.org.br/mnpef/sites/default/files/dissertacao_nair.pdf

 

Tateando o Céu: ensino de astronomia para estudantes com deficiência visual

Universidade/ Local: - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) – Feira de Santana, 20 de fevereiro de 2018.

Autor: Carla Suely Correia Santana.

Orientador: Iranderly Fernandes de Fernandes.

Coorientador: Vera Aparecida Fernandes Martin.

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5517045

 

Dissertações de Ensino de Ciência para Deficientes Visuais

 

O ensino de Ciências e deficiência visual: uma investigação das percepções das professoras de ciências e da sala de recursos com relação à inclusão.

Universidade/ Local: Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus Bauru – Bauru – São Paulo, 2010.

Autor: Eliza Marcia Oliveira Lippe.

Orientador: Eder Pires de Camargo.

https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/90922/lippe_emo_me_bauru.pdf?sequence=1


Dissertações de Ensino de Elétrica para Deficientes Visuais


Atividades de experimentação como resolução de problemas no ensino de Eletromagnetismo

Universidade/ Local: Universidade Federal de Alfenas – Alfenas – Minas Gerais, 2017.

Autor: Everton Correa Ferreira.

Orientador: Thirza Pavan Sorpreso.

https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/bitstream/tede/1082/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20de%20Everton%20Correa%20Ferreira.pdf


Inscrições didáticas para um estudante cego em uma unidade didática de circuitos elétricos resistivos

Universidade/ Local: Universidade Federal de Lavras (UFLA) – Lavras – Minas Gerais, 2017.

Autor: Lucas Mateus de Andrade.

Orientador: Helena Libardi.

Coorientador: Ulisses Azevedo Leitão.

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5705428

 

O ensino de corrente elétrica a alunos com deficiência visual

Universidade/ Local: Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis - Santa Catarina, 2008.

Autor: Fábio Lombardo Evangelista.

Orientador: José de Pinho Alves Filho.

Coorientador: Nelson Canzian da Silva.

https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/91552/262275.pdf?sequence=1&isAllowed=y

 

O ensino de eletromagnetismo para alunos com deficiência visual

Universidade/ Local: - Universidade Federal de Goiás - Catalão/ GO, 2015.

Autor: Mironaldo Batista Mota Filho.

Orientador: Ana Rita Pereira.

https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/6535/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Mironaldo%20Batista%20Mota%20Filho%20-%202015.pdf


Dissertações de Ensino de Fenômenos Ondulatórios para Deficientes Visuais


Lâminas em alto relevo para o ensino de ondas e fenômenos ondulatórios a deficientes visuais

Universidade/ Local: Universidade Federal Rural do Semiárido, Mossoró – Rio Grande do Norte, 2018.

Autor: Alexandre Chaves da Silva.

Orientador: Carlos Alberto dos Santos.

https://mnpes.ufersa.edu.br/wp-content/uploads/sites/94/2018/04/Dissertacao-Alexandre.pdf


Dissertações de Ensino de Física para Deficientes Visuais


Análise da socialização entre videntes e Cegos Durante aulas de Física em uma Escola de Polo de Santo André

Universidade/ Local: Universidade Federal do ABC – Santo André/ SP, 2015.

Autor: Ricardo Silva Salmazo.

Orientador: Maria Ines Ribas Rodrigues.

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2411974

 

Como uma disciplina de graduação sobre ensino de Física para deficientes visuais contribui para a formação de um professor

Universidade/ Local: Centro Federal de Educação Tecn. Celso Suckow da Fonseca – Rio de Janeiro/ RJ, 2013.

Autor: Marco Vinício Figueiredo de Aguiar.

Orientador: Maria da Conceição de Almeida Barbosa Lima.

http://dippg.cefet-rj.br/ppcte/attachments/article/81/2013%20-%20COMO%20UMA%20DISCIPLINA%20DE%20GRADUA%C3%87%C3%83O%20SOBRE~.pdf

 

Desenvolvimento de Kit Didático para reprodução tátil de imagens visuais de livros de Física do ensino médio

Universidade/ Local: Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)- São Carlos – São Paulo, 2013.

Autor: Josiane Pereira Torres

Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes.

https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/3121/4960.pdf?sequence=1

 

Ensino de Física inclusivo envolvendo alunos com deficiência visual na educação de jovens e adultos

Universidade/ Local: Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Lavras – Minas Gerais, 2016.

Autor: Maria do Carmo de Andrade Junqueira Grossi.

Orientador: Helena Libardi.

Coorientador: Antônio Marcelo Martins Maciel.

http://www1.fisica.org.br/mnpef/sites/default/files/dissertacao_maria.pdf

 

Ensino de Física para alunos com deficiência visual: o processo de ensino-aprendizagem ambientes escolares das salas de aula regular e de recursos

Universidade/ Local: Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Bauru – São Paulo, 2016.

Autor: Marcela Ribeiro da Silva.

Orientador: Eder Pires de Camargo.

https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/138199/silva_mr_me_bauru.pdf?sequence=3&isAllowed=y

 

Ensino de Física para deficientes visuais: materialização de figuras do livro didático

Universidade/ Local: Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais – Belo Horizonte/ MG, 2013.

Autor: Nivaldo Manske.

Orientador: Adriana Gomes Dickman.

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1058854

 

Impressora de gráficos em alto-relevo para cegos: um facilitador no ensino de Física e da Matemática

Universidade/ Local: Universidade Federal do Rio Grande do Sul- Porto Alegre – Rio Grande do Sul, Fevereiro de 2014.

Autor: Karen Mello Colpes.

Orientador: Rafael Antonio Comprasi Laranja.

https://lume.ufrgs.br/handle/10183/97231

 

Inclusão e Ensino de Física: estratégia didática para abordagem do tema energia mecânica

Universidade/ Local: Universidade Federal Fluminense – Niterói/ RJ, 2014

Autores: Karla Silene oliveira Marinho Sathler.

Orientador: Lucia da Cruz de Almeida.

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1342223

 

O que um aluno deficiente visual pode ensinar a um professor de Física do Ensino Médio: Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural

Universidade / Local: Universidade Federal Fluminense – Niterói/ RJ, 2018.

Autor: Leonardo Cordeiro Araújo da Fonseca.

Orientador: Luiza Rodrigues de Oliveira.

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6521541#

 

O uso do laboratório de ciências para o ensino de Física no ensino fundamental com uma abordagem adaptada para deficientes visuais: uma proposta inclusiva

Universidade/ Local: Universidade Federal do Pará (UFPA) - Belém/ PA, 2017.

Autor: Juan Diego Ferreira Vilhena.

Orientador: Simone da Graça de Castro Fraiha.

http://www1.fisica.org.br/mnpef/sites/default/files/dissertacao_juan.pdf

 

Produção de material didático e estratégias para o ensino de Física para alunos portadores de deficiência visual

Universidade/ Local: Universidade Federal do Rio de Janeiro –Rio de Janeiro, 2012.

Autor: Alexandre César Azevedo.

Orientador: Antonio Carlos Fontes dos Santos.

https://www.if.ufrj.br/~pef/producao_academica/dissertacoes/2012_Alexandre_Azevedo/dissertacao_Alexandre_Azevedo.pdf


Representação de Figuras do livro didático de Física: uma proposta para a melhoria da autonomia dos estudantes cegos

Universidade/ Local: Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais – Belo Horizonte – Minas Gerais, 2013.

Autor: Alexandre de Oliveira Martins.

Orientador: Adriana Gomes Dickman.

Coorientador: Amauri Carlos Ferreira.

http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/EnCiMat_MartinsAO_1.pdf


Utilização de recursos de matemática inclusiva no ensino de Física para pessoas com deficiência visual

Universidade/ Local: Universidade de Brasília - Brasília, 2017.

Autor: João Paulo Ferreira da Silva.

Orientador:  Eliana dos Reis Nunes.

http://repositorio.unb.br/handle/10482/24313


Dissertações de Ensino de Hidroestática/ Hidrodinâmica para Deficientes Visuais


Experimentos de Física adaptados para o ensino de estática dos fluidos a alunos com cegueira do ensino fundamental: teorema de Stevin, vasos comunicantes e princípio de Pascal.

Universidade/ Local: Universidade Federal do sul e sudeste do Pará – Marabá / PA– 2016.

Autor: Cairo Dias Barbosa.

Orientador: Fernanda Carla Lime Ferreira.

http://www1.fisica.org.br/mnpef/sites/default/files/dissertacao_cairo.pdf

 

Dissertações de Ensino de Mecânica para Deficientes Visuais


Inclusão e ensino de Física: estratégias didáticas para a abordagem dos temas energia mecânica

Universidade/ Local: Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói – Rio de Janeiro, 2014.

Autor: Karla Silene Oliveira Marinho Sathler.

Orientador: Lucia da Cruz de Almeida.

https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/4154/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Karla.pdf


Um estudo das concepções alternativas sobre repouso e movimento de pessoas cegas

Universidade/ Local: Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Bauru – São Paulo, 2000.

Autor: Eder Pires de Camargo.

Orientador: Luís Vicente de Andrade Scalvi.

https://www2.fc.unesp.br/encine/eder-dissertacao.php

 

Os efeitos da prática do goaball no processo da mobilização da aprendizagem de alguns fenômenos e conceitos físicos da mecânica para alunos com deficiência visual nas aulas de Física

Universidade/ Local: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Bauru/SP, 2018.

Autor: Willdson Robson Silva do Nascimento.

Orientador: Eder Pires de Camargo

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6346477


Dissertações de Ensino de Óptica para Deficientes Visuais

 

Concepções alternativas de pessoas com deficiência visual sobre óptica: uma análise fenomenológica

Universidade/ Local: Universidade Estadual de Maringá – Maringá, 2013.

Autor: Débora Ferreira da Silva.

Orientador: Neide Maria Michellan Kiouranis.

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=103109

 

Elaboração e utilização de uma placa multissensorial para o ensino de espelhos esféricos

Universidade/ Local: Universidade Federal de Lavras (UFLA) – Lavras – Minas Gerais, 2017.

Autor: Felipe Araújo Paes Barbosa.

Orientador: Maria Priscila Pessanha de Castro.

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6247588

 

Ensino de Física: uma abordagem da Óptica geométrica para estudantes com deficiência visual

Universidade/ Local: Universidade Federal de Lavras (UFLA) – Lavras – Minas Gerais, 2017

Autor: Raynel Antônio da Costa.

Orientador: Helena Libardi

Coorientador: Antônio dos Anjos Pinheiro da Silva.

http://repositorio.ufla.br/bitstream/1/12657/3/DISSERTA%C3%87%C3%83O_Ensino%20de%20f%C3%ADsica%3A%20uma%20abordagem%20da%20%C3%B3ptica%20geom%C3%A9trica%20para%20estudantes%20com%20defici%C3%AAncia%20visual.pdf

 

Prática Inclusiva para o Ensino Inclusivo de Óptica e Astronomia

Universidade/ Local: Universidade federal do Estado do Rio de Janeiro- Rio de Janeiro/RJ, 2016.

Autor: Leonardo de Areal Maximiano Roberto.

Orientador: Jaime Fernando Villas da Rocha.

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4499851

 

Uma abordagem para o ensino de Física a alunos deficientes visuais: “Um olhar diferente para o espelho”

Universidade/ Local: Pontífica universidade Católica de Minas Gerais – Belo Horizonte – Minas Gerais, 2014.

Autor: Maurisete Fernando Ferreira.

Orientador: Amauri Carlos Ferreira.

Coorientador: Adriana Gomes.

http://www.academia.edu/31825271/UMA_ABORDAGEM_PARA_O_ENSINO_DE_F%C3%8DSICA_A_ALUNOS_DEFICIENTES_VISUAIS_UM_OLHAR_DIFERENTE_PARA_O_ESPELHO_Manual_para_ensino_de_%C3%B3ptica_geom%C3%A9trica_Parte_I




Teses


Teses de Ensino de Física para Deficientes Visuais

 

Apropriação Tecnológica e ensino: as tecnologias de informação e comunicação e o ensino de Física para pessoa com deficiência visual

Universidade/ Local: Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre - Rio Grande do Sul, 2004.

Autor: Luciano Gonsalves Costa.

Orientador: Dante Augusto Couto Barone.

Coorientador: Marcos Cesar Danhoni Neves.

https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/13754/000649609.pdf?sequence=1&isAllowed=y

 

Ensino de Física e deficiência visual: Possibilidades do uso do computador no desenvolvimento da autonomia de alunos com deficiência visual no processo de inclusão escolar

Universidade / Local: Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo, 2015.

Autor: Julio Cesar Queiroz de Carvalho

Orientador: Eder Pires de Camargo.

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-21082015-173525/en.php

 

Formação de professores de Matemática, Física e Química na Perspectiva da inclusão de estudantes com deficiência visual: análise de uma intervenção realizada em Rondônia

Universidade/ local: Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Cuiabá/MT, 2015.

Autor: Marcia Rosa Uliana.

Orientador: Gerson de Souza Mol

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3560867

 

Mindware semiótico-comunicativo: campos conceituais no ensino de Física para deficientes visuais utilizando uma interface cérebro-computador

Universidade/ Local: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) –Bauru – São Paulo - ,19 de Fevereiro de 2013.

Autor: Edval Rodrigues de Viveiros.

Orientador: Eder Pires de Camargo.

Coorientador: Gérard Vergnaud.

https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/102073/viveiros_er_dr_bauru.pdf?sequence=1&isAllowed=y>

 

O ensino de Física no contexto da deficiência visual: elaboração e condução de atividades de ensino de Física para alunos cegos e com baixa visão

Universidade/ Local: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Campinas – São Paulo, 2005.

Autor: Eder Pires de Camargo

Orientador: Dirceu da Silva.

http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/252902/1/Camargo_EderPiresde_D.pdf

 

Saberes docentes mobilizados nos contextos da formação em licenciatura em Física e dos estudantes com e sem deficiência visual

Universidade/ Local: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – Ilha Solteira – São Paulo, 2016.

Autor: Eder Pires de Camargo

https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/143042/000868355.pdf?sequence=1



Livros


Livros de Ensino de Física para Deficientes Visuais

 

Ensino de Ciências e Matemática I: temas sobre formação de professores

Editora/ Local/ Ano: Cultura Acadêmica - São Paulo, 2009.

Autores: Roberto Nardi (Org.)

http://books.scielo.org/id/g5q2h/pdf/nardi-9788579830044.pdf#page=111

 

Ensino de ciências e matemática III: contribuições da pesquisa acadêmica a partir de múltiplas perspectivas

Editora: editora Unesp, 2010. - São Paulo, 2010.

Autor: Fernando Bastos (org.)

http://books.scielo.org/id/3nwyv/pdf/bastos-9788579830860.pdf

 

Ensino de Física e Ciências para alunos com deficiência visual e outras deficiências: processo de implementação de nova linha de pesquisa

Editora: Editora Unesp, 2010.

Autores: Eder Pires de Camargo; Roberto Nardi; Paola Trama Alves dos Anjos.

http://books.scielo.org/id/3nwyv/pdf/bastos-9788579830860-04.pdf

 

Experimentos para inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de Física: uma contribuição dos licenciandos da UERJ - 2014

Editora/ Local/ Ano: Instituto de Física Armando Dias Tavares (UERJ) – Rio de Janeiro, 2014.

Autor: Maria da Conceição Barbosa-Lima (Org.).

https://www.researchgate.net/profile/Andre_Barbosa22/publication/308740271_Experimentos_para_inclusao_de_alunos_com_deficiencia_visual_em_aulas_de_Fisica_uma_contribuicao_dos_licenciandos_da_UERJ/links/57ed9cf308ae2df364033853/Experimentos-para-inclusao-de-alunos-com-deficiencia-visual-em-aulas-de-Fisica-uma-contribuicao-dos-licenciandos-da-UERJ.pdf

 

Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física

Editora: Editora Unesp, 2012.

Autores: Eder Pires de Camargo.

http://books.scielo.org/id/zq8t6/pdf/camargo-9788539303533.pdf